quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Alô Alô - Conecte-se em nossos Projetos

Caros jelbianos,
 
No post anterior falamos que pretendemos trabalhar por meio de projetos. Mas que projetos são esses? Antes de falar dos novos projetos que iremos apresentar para a JELB, queremos deixar bem claro que pretendemos continuar os projetos que já ocorrem e reforçar a sua divulgação para que as UJs possam usufruir deles. Alguns dos projetos que já existem são os seguintes:
·         ArteJELB 4 (que será lançado no Congressão)
·         Fome29
·         ENL (Encontro Nacional de Líderes)
·         Passo-a-passo (este na verdade está em fase de gestação pela comissão de líderes)
 
A seguir vamos descrever alguns projetos que pretendemos criar para auxiliar as UJs da JELB, esperamos a ajuda de todos para desenvolvê-los. Os projetos são os seguintes:
  • Intercâmbio de ideias
Sabemos que as UJs desenvolvem muitas atividades criativas, mas infelizmente são pouco divulgadas dentro da JELB. Por isso pretendemos criar um cadastro das UJs da JELB, porém não queremos apenas dados para contato, também queremos conhecer um projeto/atividade/ideia que foi desenvolvido pela juventude e ela acha que pode auxiliar outra juventude. Pretendemos iniciar este cadastro no próprio congressão para aproveitar o grande número de lideres jovens que estarão reunidos por lá.
O segundo passo é abrir um canal para que as UJs possam entrar em contato com a JELB e solicitar uma “ideia” para fazer algo diferente na sua juventude. Vamos dialogar com este jovem para compreender o que ele está procurando e paralelamente a isso procurar no banco de dados ideias sobre a área que ele quer desenvolver uma atividade na sua juventude.
O terceiro passo é colocar este líder que está querendo fazer algo diferente em contato com o líder da UJ que já fez esta atividade diferente, para que possa partilhar a experiência que teve na sua juventude e auxiliar o outro jovem a desenvolver a atividade na dele.
Esta é uma das formas de “conectarmos” as diversas juventudes da JELB e aproveitar o conhecimento que já existe, mas é pouco partilhado.
 
  • Passo-a-passo
Este projeto já está sendo elaborado pela comissão de líderes. Ele pretende auxiliar os líderes mais novos que assumem a diretoria com pouca experiência e se perguntam “Como eu faço isso?”. O isso pode ser entendido como “retiro”, “cine-juventude”, “culto jovem”, etc. O projeto está elaborando materiais que procuram descrever o “passo-a-passo” de cada uma destas atividades, para que um jovem com pouca experiência também possa realizá-las.
 
  • Calendário JELB
É importante para as UJs planejarem as suas atividades. No projeto do calendário pretendemos incentivar que elas façam os seus próprios planejamentos, para isso pretendemos criar um sistema no site da JELB que permita que o líder da juventude defina as atividades que irá realizar no próximo trimestre. Quando o líder estiver escolhendo as datas de encontro e as atividades que serão realizadas ele terá a oportunidade de escolher as atividades que estão descritas no passo-a-passo para incluí-las no calendário ou criar a sua atividade.
 
  • Gincana envolvendo as áreas de ação da igreja
Este projeto pretende que os jovens luteranos possam ter experiências de trabalho nas cinco áreas da igreja através de atividades bem dinâmicas. A idéia é que as juventudes criem grupos, como numa gincana comum, e ao longo de 5 a 7 semanas realizem atividades relacionadas às áreas de atuação.
Logo, com o fim da gincana e tendo o jovem passado em todas as 5 áreas, ficamos na esperança que ele perceba a área que ele tem mais afinidade para trabalhar no Reino de Deus dentro da sua congregação.
O projeto já está em fase de elaboração do material que posteriormente poderá ser impresso e distribuído para as juventudes interessadas. Este material servirá de referência para que os líderes conduzam cada uma das atividades.
 
  • Garagem da JELB
Sabemos que existem muitas bandas na JELB, mas dificilmente temos a oportunidade de ouvir o que elas estão produzindo. Por isso pretendemos disponibilizar um espaço no site da JELB para divulgar as músicas produzidas pelas bandas da JELB. Para participarem as bandas deverão gravar um vídeo desta música (quem quiser pode fazer um clipe) e encaminhar para a equipe deste projeto. Mensalmente, quinzenalmente ou semanalmente (dependendo do número de músicas enviadas) será publicado um novo vídeo no site, assim todos poderão conhecer um pouco melhor uma nova banda da JELB.
 
  • Outros projetos
Também estamos abertos a novas sugestões de projetos. Podem postar as ideias nos comentários ou compartilhar elas conosco durante o congressão.
 
Abraços,
 
Conecta.JELB - A JELB conectada em você!

2 comentários:

  1. aeeee eleitos agora!!

    que deus abeçõe o trabalho de vcs! =)

    ResponderExcluir
  2. Que Deus abençoe o trabalho como tem abençoado de todos os CGs.

    Contem com apoio e auxílio dos antigos CGs sempre que precisarem..... :)

    Espero que essa experiência seja maravilhosa para vocês como foi pra mim!

    Veja como é maravilhoso trabalhar para o Pai Celeste....tem gente que se prontifica a realizar o mesmo trabalho mais de uma vez....né Joso ;)

    Att. Bráulio ( CG JELB - Gestão 2008 - 2009)

    ResponderExcluir